Tecnologia e Educação
É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo se for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando ao retorno financeiro. A internet invade nossos lares com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se palpável, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor.
É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo se for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando ao retorno financeiro. A internet invade nossos lares com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se palpável, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor.
A
escola precisa modernizar-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade e não se
tornar uma instituição fora de moda, ultrapassada e desinteressante. Embora
lentamente, ela está fazendo isso. Saber que o aluno aprende com o que lhe
prende a atenção todos sabem. A questão
é: estão os professores, as escolas e os sistemas de ensino preparados para tal
mudança?
Aulas
modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser
adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e
diversos níveis de aprendizado. O trabalho acaba tendo um retorno muito mais
eficaz. É importante, no entanto, que haja não apenas uma revolução tecnológica
nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia
é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário